Blogs

A herança gastronómica Alentejana

17-08-2021

 

Todos nós sabemos que da variedade de povos (Fenícios, Celtas, Romanos, Visigodos e Árabes) que habitaram o território, deixaram as suas influências bem presentes até aos dias de hoje.

Da cultura fenícia encontramos um legado próprio com a intensificação do cultivo de cereais (cevada e trigo), vegetais (favas, alhos, ervilhas e cebolas) e árvores de fruto (macieira, nogueira, videira e figueira). Foi este povo que introduziu novos métodos no fabrico do azeite e na salga (conservação do peixe).

Por sua vez, os Celtas, com forte tradição na pastorícia e caça, tinham como hábitos alimentares o porco, a carne de vaca, caça, trigo, queijos e derivados de leite.

Já os Romanos não só estruturaram a cozinha, como melhoraram técnicas agrícolas, aumentando a qualidade dos seus produtos.

Pela sua forte presença e influência na Região, é na cozinha árabe que encontramos a verdadeira matriz da cozinha alentejana.

De entre as inúmeras confeções que esta cultura nos deixou (sopa de beldroegas, ervilhas, cabeça de borrego assada, sopa de feijão com couve, ensopado de borrego, migas, etc), destacamos a Tomatada à Alentejana.

Deixamos aqui uma receita de Tomatada à alentejana para experimentar na sua casa! Esperamos que gostem...

 

Tomatada à Alentejana

Ingredientes:
500 Gr de Tomate bem maduro
3 batatas
1 dente de alho
1 cebola pequena
4 ovos
qb sal
qb Azeite
qb Água

1. Num tacho colocar azeite, e refogar a cebola cortada às meias luas e o alho.
2. De seguida coloque os tomates, sem peles, esmagado, e deixe fritar.
3. À parte, descasque as batatas e corte as rodelas e adicione ao tomate.
4. Junte ao preparado de tomate a água e deixe levantar fervura. Deixe ferver por 10/15 min.
5. De seguida junte os ovos e deixe ferver 2 min.
6. Sirva acompanhado de fatias de pão alentejano do dia anterior.

Tags:

alentejo, tomatadaalentejana, tomatada, cultura, historia, gastronomia

window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag("js", new Date()); gtag("config", "G-9WVC47NH9R");