Blogs

História e Cultura em Moura

02-07-2020

Viajar no tempo e passear sobre cada marca do passado, é um dos motivos que o leva a visitar a cidade de Moura.

 

 

Com séculos de história, esta vila do baixo Alentejo foi conquistada pelos irmãos Pedro e Álvaro Rodrigues aos mouros em 1166. Foram várias as conquistas e reconquistas até que finalmente em 1295, D. Dinis (r.1279-1325) mandou reconstruir as fortificações de Moura e concedeu-lhe o foral.

 

 

De seu primeiro nome Aruci Novum durante a ocupação romana, passou para Al-Manijah devido às invasões muçulmanas. O atual nome provém da Lenda da Moura Salúquia.

 

Segundo a Lenda, a Princesa Salúquia noiva do mouro Bráfama, na véspera do seu casamento atirou-se da torre do castelo quando percebeu que a cidade tinha sido tomada pelos cristãos e consequentemente o seu amado teria sido morto. Então os irmãos Pedro e Álvaro Rodrigues, comovidos com a história de amor renomearam a cidade para Terra da Moura Salúquia, tendo evoluído para a atual Moura.

 

 

São muitas as evidências históricas que acompanham as ruas desta cidade começando pela Mouraria, um bairro com fortes vestígios árabes, situado junto ao Castelo. Encontrará numa das suas ruas, Rua da Muralha Nova, um troço de uma das muralhas do castelo de finais do séc. XVII. No centro da Mouraria um Poço Árabe com referências do séc. XIV, marca a presença muçulmana em Moura, assim como algumas peças de cerâmica.

 

 

Todo o passado histórico com estas referências, remete-nos para um presente cheio de cultura e tradições que curiosamente se vão mantendo.

 

Convidamos a uma visita pela cidade, ficará deslumbrado com todos os vestigios e envolvente histórica que Moura oferece.

Tags:

moura, história, cultura, passado, mouros, castelo, mouraria, alentejo, baixoalentejo, árabe, invasões, lenda, hoteldemoura