Blogs

Jardim das Oliveiras “Miguel Hernández”

17-11-2020

Sabe que está no Alentejo quando na paisagem avista os olivais. É um marco na nossa região, pois é um dos principais recursos económicos.

 

Em Moura, foi inaugurado em 2012 o Jardim das Oliveiras “Miguel Hernández” em homenagem ao poeta espanhol que combateu pelos republicanos na guerra civil espanhola (1936-39), e quando terminado o conflito atravessou a fronteira portuguesa na zona do concelho de Moura tendo sido preso pela policia salazarista e entregue às autoridades espanholas em Rosal de La Frontera. Pouco tempo depois, acabou por morrer nas masmorras fascistas com 31 anos de idade. A sua poesia inclui referências à oliveira e aos trabalhadores dos olivais.

 

Este jardim, é um espaço lúdico-pedagógico que dá a conhecer a oliveira e o olival em reconhecimento da olivicultura. Está interligado ao Lagar de Varas do Fojo, que se situa em frente e à futura Biblioteca Municipal de Moura, projetada para o edifício em cujo espaço exterior foi construído o jardim.

 

Desde há muitos anos, que o olival é a fonte de rendimento de grande parte da população, consequentemente a produção do azeite, e conservas de azeitonas também. Embora a produção de azeite seja em maior escala.

 

 

Neste jardim pode ver algumas variedades de oliveiras, com destaque para as mais tradicionais no concelho, diferentes ervas aromáticas e medicinais da região e também algumas plantas trepadeiras.

 

 

 

 

 

Tags:

moura, jardim das oliveiras, alentejo, locais a visitar