Se não sabe o que visitar no Baixo Alentejo, deixo aqui uma listinha para conferir alguns dos melhores locais para passar um bom tempo.
A cidade de Moura é uma cidade que foi dominada por árabes, contando então com um passado rico em história. Para a conhecer melhor este incrível local, aconselho visitar:
A história desta cidade foi marcada por fatos importantes como a batalha de Mourão, entre portugueses e castelhanos em 1477, durante a Guerra de Sucessão de Castela. Dito isto, alguns dos monumentos que deve visitar são:
A história de Reguengos mistura-se bastante com a de Monsaraz devido a estas terem tido os mesmos limites, acabando por juntar as histórias das duas. Aconselho a visitar:
Esta cidade desenvolveu-se através do castelo ali existente, tendo vários monumentos para visitar, como:
O concelho da Vidigueira é bastante rico em hortas e pomares, e o facto de estar encostado á Serra do Meandro, já foi apelidado de Sintra do Alentejo. Este concelho não tem muitos monumentos para ver, mas continua a ser um sítio lindo que deve ser visitado. Tal como nos outros locais existem bastantes Igrejas a serem visitadas, e não se esqueça de observar a estátua de Fialho de Almeida, o Menir de Mac Abraão e a Escultura de Homenagem aos Homens e Mulheres do Vinho de Talha.
Barrancos foi o resultado de uma transferência de população e poder municipal da antiga vila de Noudar, ao longo desta encontra-se vários monumentos Espalhados pelo concelho, vale ressaltar:
Esta fica situada no Distrito de Beja, no interior da muralha, sendo o centro histórico um museu a céu aberto. Em 1295 foi ordenado, por Dom Dinis, a construção do castelo e que a cidade fosse cercada por uma grande muralha. Alguns dos sítios que deve visitar quando passar por Serpa são:
E como não podia faltar, visite a Aldeia da Luz, pois esta contem uma história que até faz lembrar Atlântida. Se não sabe, esta aldeia ficou submersa pelas águas do rio Guadiana, quando a barragem do Alqueva ainda estava a ser construída, então os habitantes tiveram a opção de escolha, entre ser realojados nas aldeias vizinhas ou construir uma nova aldeia mantendo as características da aldeia antiga, sendo que os mesmos optaram pela segunda opção, e para que as suas origens não fossem esquecidas, foi criado o Museu da Luz, que recomendamos que visite. Aproveite e passe a fronteira, visite Espanha e vá atestar o depósito que depois desta viagem toda, até compensa.