Blogs

Visitar Alqueva – a barragem ícone do Alentejo

14-07-2021

Barragem de Alqueva, o maior lago artificial da Europa, uma imensidão de água a perder de vista, rodeada de uma paisagem natural invejável. Pequenas «ilhotas», pequenos pedaços de terra que nos fazem sonhar com algo maior, mas nosso. E a Barragem de Alqueva é, de facto, nossa, tal como é nossa a sua cor, a sua tranquilidade e, sobretudo, a sua beleza e a vida que nela se concentra.

 

“Alqueva” é uma palavra derivada de “alqueive”, “terra de pousio” ou “deserta”, de solos secos, sedentos de água, que agora parece não faltar. A barragem fica situada no rio Guadiana, um dos mais longos da Península Ibérica, no Alentejo profundo, próxima da aldeia cujo nome é… Alqueva. É possível navegar no Guadiana até Mértola, uma vila alentejana interessante também, como todo o Alentejo! Esta «viagem» faz-se numa distância de cerca de 68 Km.

Tudo o que há para fazer no Alqueva tem a ver com o espaço circundante. Para aqueles que gostam de viver com emoções fortes e vieram ao Alentejo para desmistificar a ideia de que aqui só há sossego, eis algumas sugestões.

 

Caça e pesca

Passeios pedestres

Passeios a cavalo

Passeios de avião e helicóptero

Voos em balão de ar quente

Passeios de barco no Alqueva

BTT

Barcos Casa

Desportos náuticos

Todas estas atividades na Barragem de Alqueva têm algo em comum, o contacto com a Natureza, com a fauna e flora de um lugar único e imenso.

 

 

O que visitar no Alqueva

A barragem abrange 5 concelhos alentejanos – Portel, Moura, Reguengos de Monsaraz, Mourão e Alandroal – e ainda os municípios espanhois raianos de Olivença, Cheles, Alconchel e Villanueva del Fresno. Dentro daqueles cinco concelhos há vilas e aldeias que, de modo diferente, tocam e são tocados pela beleza da Barragem de Alqueva.

Numa pequena península, no concelho de Moura, junto da albufeira, que se formou assim com a subida das águas da barragem, fica a aldeia da Estrela. A sua localização é privilegiada e por isso aí foi criado um ancoradouro, onde ficam atracados os barcos que, em viagens sem fim, cruzam a imensidão do lago de Alqueva.

A entrada na aldeia é feita pela mesma estrada que nos leva para longe dela. Chegados lá, a Praça da Estrela dá-nos as boas vindas, continuamos depois pelo Largo da Igreja e depois pela Praça dos Ofícios.

Aqui pode passear, merendar, ao jeito de um pic-nic, no Parque de Merendas da Estrela, e mesmo dar uns mergulhos. Pode ainda visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Estrela e deleitar-se, a perder de vista, toda a albufeira de Alqueva.

 

 

Esta e outras informação poderão ser consultadas com mais detalhe em:

https://www.visitevora.net/alqueva-barragem/

Tags:

#alentejolovers, #beautifuldestinations, #landscape, #placestovisit, #alqueva, #barragem, #dam, #visitalentejo